quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aromas para perfumar a casa

Dê um descanso às velas perfumadas e ao incenso e crie os seus próprios aromas caseiros: é fácil, barato, muito agradável e um segredo só para si. Depois é pulverizar o ar sempre que desejar ou então verter uma pequena quantidade num recipiente próprio para aromaterapia, acender a vela localizada por baixo e deixar o perfume invadir a sua casa.


Primeiras indicações
Antes de experimentar as receitas simples que apresentamos em baixo, deixamos algumas dicas para principiantes:
Os óleos essenciais que fazem parte de cada receita podem ser facilmente encontrados em ervanárias ou lojas de aromaterapia.
A vodka pura (sem sabor) é outro ingrediente imprescindível para a criação dos seus aromas caseiros, uma vez que é este o elemento que vai preservar toda a sua fragrância. Não caia na tentação de utilizar outras bebidas espirituosas, caso do gin ou rum, uma vez que estas podem desvirtuar o perfume final.
Deve utilizar frascos de vidro limpos e de preferência fervidos ou então pode adquirir recipientes próprios (com pulverizador incluído) em lojas de aromaterapia ou lojas especializadas. Não se esqueça de colocar uma etiqueta em cada frasco, para não haver enganos!
Os óleos essenciais evaporam rápido e facilmente, por isso, certifique-se que os frascos estejam bem selados, guardando-os num local fresco e escuro.
Depois de confeccionado, deixe o aroma repousar alguns dias antes de o utilizar.

Antes de cada utilização agite bem o frasco.

Quando pulverizar a primeira vez, faça-o num pequeno espaço para se assegurar que realmente gosta da fragrância final e que esta não provoca qualquer reacção alérgica. Evite pulverizar directamente sobre os móveis e alimentos.

Aroma Revigorante
3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
16 gotas de óleo essencial de alecrim
10 gotas de óleo essencial de pinheiro
5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro ou de plástico esterilizado. Tape e agite bem. Depois de alguns dias de repouso estará pronto para ser utilizado, de preferência em divisões que requerem boas energias.

Aroma Relaxante
2 colheres de sopa de água mineral
2 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea. Deixe o aroma repousar durante alguns dias. Esta fragrância é perfeita para aliviar ambientes tensos, tornando-os mais relaxados.

Aroma Refrescante
3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de limão
10 gotas de óleo essencial de laranja
10 gotas de óleo essencial de bergamota
4 gotas de óleo essencial de ylang ylang
Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea. Deixe a fragrância repousar durante alguns dias antes de utilizar. Este aroma é perfeito para refrescar qualquer divisão, eliminando odores desagradáveis.

Aroma Noites Tranquilas
3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de bergamota
10 gotas de óleo essencial de salva
Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea. Depois de a fragrância ter repousado durante alguns dias, utilize-a no quarto de dormir, para noites bem dormidas e sonhos cor-de-rosa.

Água de Lavanda
3 copos de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
30 gotas de óleo essencial de lavanda
Junte todos os ingredientes num frasco de vidro ou de plástico esterilizado. Tape e agite bem. Deixe o aroma “amadurecer” durante alguns dias. Uma vez pronto para utilizar, pode aplicar esta fragrância no ferro de engomar, na hora de passar linhos e camisas. Esta água de lavanda é ainda ideal para pulverizar a roupa enquanto seca no estendal ou os lençóis enquanto faz a cama de lavado.

Fonte: http://eudecoro.com/artigos/perfume-casa-com-aromas-caseiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário